Liberando Espaço | Série: Em Busca do Guarda-Roupa Perfeito | Pt. 3

Você já entendeu o que gosta na hora de se vestir, o que te valoriza, te deixa segura e confortável. Mas teu guarda-roupa tá a-to-la-do de coisas que não fazem tanto sentido com a pessoa que você é hoje. Então, chegou a hora de dobrar as mangas e partir pra ação. Com certa inspiração no método KonMari (sim, da Marie Kondo, aquela que tem uma série super legal na Netflix), criamos um passo a passo que vai te ajudar na hora de fazer aquela limpeza no guarda-roupa, se livrar do que não te faz bem e deixar a energia circular.

1 – Crie uma lista guia:

Crie uma lista com algumas perguntas que podem te ajudar a decidir quais peças você deve manter no guarda-roupa. Nós listamos algumas aqui, mas fica à vontade para acrescentar as tuas:

  • Eu me sinto confortável usando isso?
  • Eu gosto dessa cor?
  • Tenho peças que combinem com ela?
  • Essa peça me deixa feliz?

2 – Reúna todas as suas peças:

Isso mesmo. Todas elas. Tire todas as tuas peças do armário e coloque em cima da cama ou no chão, o importante é visualizar tudo junto de uma vez só. Se você tiver muuuitas peças mesmo, é normal bater um desespero nessa hora. Mas fica tranquilo, nossa ideia aqui é ter essa noção de volume que muitas vezes a gente perde por ter vários armários ou gavetas.

 

3 – Selecione as peças:

Selecione uma peça por vez, e tente responder todas as perguntas da lista para cada peça. Caso ela preencha a maioria, separe-a para voltar pro teu guarda-roupa. Caso não, bote no montinho das que vão embora. Deixe voltar para o teu armário somente as peças que despertem em ti uma sensação de felicidade.

 

4 – Em caso de dúvidas…

Pode ser que alguma peça gere dúvidas. Pode ser que tu tenha algum apego emocional, ou tá esperando o momento certo pra usar… Independente do que for, temos uma dica que pode te ajudar:

– Separe essas peças em uma sacola, e deixe dentro do teu armário. Se em um mês tu não sentir falta e não precisar usar nenhuma delas, pronto: é sinal de que elas não são mais necessárias pra ti.

5 – Novas peças

Então você tirou várias coisas que só estavam ocupando espaço no guarda-roupa. Maaas durante o processo, notou que precisa repor algumas peças, ou que faltam peças chave. Faça uma lista com essas peças que você sente falta. Pra ter certeza mesmo de que você precisa delas, espere um mês. Se durante esse mês você, em vários momentos sentir falta das peças da lista, é sinal de que você precisa mesmo delas.

Mas calma, não sai correndo atrás de roupa. Espera até o nosso próximo texto, nele vamos te dar algumas dicas pra escolher peças de qualidade e também de como conservar elas melhor e por mais tempo.

 

Mas Gabi, e o que eu faço com todas essas roupas aqui que eu não uso mais? 🙄 

Primeiro, tenta ver se tem alguém perto de ti precisando. Se não tiver ninguém, nossa dica é doar para algum brechó que apoie uma causa que tu goste.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Conta pra gente se isso te ajudou de alguma forma.

Até o próximo texto da série!  🙂

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *